Chiquinho do Zaíra quer criar a Semana do Futebol de Várzea para valorizar a prática em Mauá

Iniciativa busca fomentar, estimular e incentivar o Futebol de Várzea como um evento merecedor de integrar o calendário oficial do munícipio.


Chiquinho do Zaíra quer criar a Semana do Futebol de Várzea para valorizar a prática em Mauá

Na sessão desta semana, o vereador Chiquinho do Zaíra (Avante) apresentou o projeto de lei número 88/2018 que propõe a instituição da Semana do Futebol de Várzea em Mauá. O parlamentar, que sempre incentivou a prática esportiva, jogou futebol amador na juventude representado a cidade em diversos campeonatos. Ele explica que a iniciativa busca fomentar, estimular e incentivar o Futebol de Várzea, valorizando a prática e tratando-a como um evento esportivo merecedor de integrar o calendário oficial de eventos de Mauá. A ideia é que a programação seja realizada anualmente na semana que antecede o dia 19 de julho, quando é comemorado o "Dia Nacional do Futebol”.

“A Liga Mauaense de Futebol é a maior do estado de São Paulo e uma das maiores do Brasil. Mauá não conta com grandes atrativos no tocante ao lazer, principalmente aos domingos. Já o movimento de torcedores e simpatizantes ao longo dos finais de semana nos campos está estimado em mais de 10 mil pessoas, promovendo uma grande socialização entre os moradores de bairros distintos, inclusive de outros municípios”, aponta Chiquinho.

 Além disso, atualmente o futebol amador movimenta uma economia formal e informal por meio de arbitragem,  compra de jogos de camisa, chuteiras, caneleiras, bolas e medicamentos, bem como incentiva talentos que podem inclusive virar atletas profissionais e representar Mauá no país e no mundo.

A Liga - Por meio da Liga Mauaense de Futebol, são promovidos campeonatos anuais que envolvem aproximadamente 195 associações esportivas divididas em nove divisões.